domingo, 28 de agosto de 2011

COLORFESTI 26/27/08/2011

A Dança das Peneiras ou A Dança do Café

Passaremos a descrever a Dança do Café.

Como a maioria dos nossos primeiros colonos eram descendentes de italianos, povo alegre, amante da música, do canto e da dança, não seria de estranhar que fossem para o trabalho rural cantando, e, por que não? Que dançassem durante ele para retemperar a alma, saudosa da pátria distante.

A dança dá idéia de camponeses indo para o trabalho, num trajeto que interrompem para dançar. À coreografia seguem-se gestos realizados na colheita, correspondentes a: colher o café, mexê-lo na peneira, abaná-lo, sacudi-lo e amontoá-lo. Terminam festejando a colheita.
Usam peneira, objeto indispensável ao mister.

INDUMENTÁRIA

Damas:
Saia estampada ampla, com babado na barra.
Blusa cor lisa, mangas fofas e babado no decote.
Lenço na cabeça, sob o chapéu de palha.
Avental em tecido de algodão branco.

Cavalheiros:
Calças de brim cáqui ou listrado.
Camisa listrada ou de cor lisa.
Lenço colorido, usado no pescoço.
Chapéu de palha.
Todos com calçado de couro rústico ou sapatos "roda" coloridos.

MATERIAL

Mulheres: peneiras.

Homens: pedaços de pau finos de 50 centímetros para a colheita.

Instrumentos: acordeão, violões, percussão.

Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/musica-danca-das-peneiras-ou-danca-do.html#ixzz1XACqKD3D

As alunas apresentaram a belíssima dança no Sábado. Agradecemos imensamente as professoras Neidemárcia e Margarida que contribuiram muito com a direção da Escola.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

JOEM

Nossa aluna caprichou e o seu desenho irá representar o JOEM- Jogos Escolares Municipal. Parabéns Lorena Salerme Ribeiro. E parabéns também a aluna Elaine Alves Soares da Escola Gilberto Amado que escreveu uma belíssima frase.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Proinfo Integrado


Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)
O que é?
O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no  manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é  possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).
Teve inicio no ultimo dia 10 de agosto e com término previsto para 26 de outubro,  a primeira turma do curso INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL - 40 HORAS. Com 84 cursistas inscritos, a turma foi dividida em duas, que passam a ser atendidas nas Escolas Julieta V. Velozo e Manuel Bandeira pelas tutoras Graça e Monica. A Secretária Municipal de Educação Fatima Notaro fez a abertura do curso e disse da importância do mesmo para os professores. Este curso esta sendo oferecido pelo PROINFO/MEC em parceria com a UNDIME  e  SEMEC . Agradecemos a colaboração das diretoras das escolas que gentilmente cederam os Laboratorios de Informatica para que o curso pudesse ser realizado.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Parquinho na Escola

Os professores do 1º ao 5º ano levam seus alunos para o parque na aula de recriação e eles se divertem...




domingo, 21 de agosto de 2011

OBA - Olímpiada Brasileira de AstronomiaA

A Professora Margarida formada em Gegrafia da EMEF participa da OBA e teve a grande oportunidade de ir em Jiparaná representar nossa escola e também de aprender várias maneira de explorar a disciplina através de material concreto.
Parabéns Professora e continue tão dedicada a seu trabalho, sem dúvidas os alunos agradecem!


Arraial da Clairzinha

Aescola realizou um grande arrail no dia 15 de Julho, estava presente toda a comunidade  prestigiando as quadrilhas, danças, comes e bebes.

Dia dos pais

A equipe escolar preparou essa linda lembranças para homenagear os pais da comunidade.Parabéns a equipe pela colaboração na confeção da lembrança.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters

Total de visualizações de página